A chegada da terceira idade é marcada por mudanças na capacidade física e mental que comprometem o bom funcionamento do corpo e do cérebro dos idosos. A diminuição dos reflexos, equilíbrio e mobilidade são bastante visíveis, e trazem consigo diversos perigos escondidos dentro de casa. Para diminuir o risco de acidentes, é preciso adotar medidas que garantem a segurança de idosos e tornem seu dia a dia mais simples e prático.
Para se ter uma ideia, um em cada quatro idosos sofre quedas dentro de casa ao menos uma vez por ano, sendo que há algum tipo de fratura em 34% dos casos, de acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Esses dados revelam que o risco de acidentes domésticos entre a população idosa é bastante significativo e precisa de uma atenção especial.
Pensando em contribuir com a qualidade de vida e evitar acidentes na terceira idade, separamos 8 dicas para garantir a segurança de idosos que moram sozinhos. Confira!
1 Retire os tapetes
Como ocorrem alterações de equilíbrio, o idoso sente mais dificuldade para caminhar, o que aumenta o risco de tropeços, principalmente quando há desnível entre o chão e o solo provocado pelo uso de tapetes. O maior perigo no uso dessas peças, no entanto, é o de escorregões, principalmente no banheiro e na cozinha. Por isso, os tapetes devem ser retirados do ambiente doméstico, já que representam grande perigo para os idosos.
2 Instale barras de segurança
A falta de equilíbrio compromete a mobilidade e é um grande risco para a segurança de idosos dentro de seu próprio lar. Para evitar quedas, é fundamental instalar barras de segurança nos ambientes mais propícios a este tipo de acidente. Banheiro, cozinha e ao lado da cama e do vaso sanitário são os principais locais em que as barras devem ser fixadas, garantindo maior apoio em casos de perda de equilíbrio.
3 Adapte os móveis
Em alguns casos, adaptar os móveis pode ser uma boa opção para garantir a segurança de idosos, já que eles podem sentir necessidade de realizar algumas tarefas sentados e ter dificuldade para levantar da cama ou sentar no vaso sanitário, por exemplo. Portanto, analise as necessidades do idoso e adapte os móveis em uma altura que seja confortável e funcional. Lembre-se de deixá-los bastante firmes e com boa fixação na parede ou no chão, dependendo de cada caso.
4 Deixe o caminho livre
Ainda falando sobre móveis, é importante que eles sejam dispostos de forma a não atrapalhar a movimentação do idoso. Procure deixar móveis e objetos decorativos, como mesas de centro, estantes e vasos de planta, fora do espaço de locomoção, principalmente se for um local de grande circulação. Espaços livres ajudam a evitar tropeções e quedas, além de facilitar a locomoção dentro de casa.
5 Aposte em uma boa iluminação
A capacidade visual é prejudicada na terceira idade, comprometendo a segurança de idosos que permanecem sozinhos em casa. Por isso, evite deixar ambientes com pouca iluminação, mesmo durante o dia. Para evitar quedas quando o idoso acordar durante a noite para ir ao banheiro, por exemplo, o ideal é instalar um interruptor ao lado da cama e bem próximo à entrada do banheiro. Se não for viável, é válido colocar ao menos um abajur perto da cama.
6 Coloque pisos antiderrapantes
Em ambientes onde o chão pode ficar molhado, como cozinha, lavanderia e, principalmente, o banheiro, os riscos de queda ficam ainda mais acentuados. Para evitar acidentes por conta de escorregões dentro de casa, os pisos antiderrapantes são excelentes aliados para a segurança de idosos. Como existem muitas opções no mercado, procure por um produto de qualidade e faça um teste antes de instalá-lo em casa.
7 Cuidado com escadas
Se a casa tiver escadas, é importante instalar corrimãos dos dois lados da parede e colocar uma fita adesiva colorida e antiderrapante nos degraus. Além disso, tente organizar a rotina do idoso para que ele não precise subir ou descer as escadas com muita frequência. Se ele dormia no quarto do piso superior, por exemplo, adapte os ambientes para que ele possa repousar no térreo.
8 Conte com a tecnologia
Contar com a ajuda da tecnologia avançada é um grande diferencial que pode fazer toda a diferença na terceira idade. A Iris Monitoramento conta com um sistema exclusivo para garantir a segurança do idoso no lar: o Alerta Sênior A solução é disponibilizada por meio de colares e pulseiras que contêm um botão de emergência à prova d’´água. Quando o botão é pressionado, nossa central entra em contato imediatamente pelo viva-voz e, se necessário acionamos os familiares cadastrados previamente. Dessa forma, conseguimos solucionar rapidamente uma situação emergencial – como uma queda – e evitar maiores riscos à segurança do idoso.
Quer conhecer melhor nossa solução e garantir muito mais segurança aos idosos de sua família? Entre em contato conosco e proporcione independência e tranquilidade a quem você ama!